Dia do Professor! Confira algumas frases que homenageiam esses heróis

Dia do Professor! Confira algumas frases que homenageiam esses heróis

Compartilhe à vontade!!!

Os professores são os nossos verdadeiros heróis. São eles que fazem da nossa vida um campo de possibilidades. Podemos ser médicos, advogados, engenheiros, escritores, filósofos, qualquer coisa. Exercer qualquer profissão. Tudo isso graças aos ensinamentos e metodologia de um professor. É a mãe de todas as profissões pela sua importância e essencialidade na produção de conhecimento.

Mas você sabia quando se comemora o Dia dos Professores? No Brasil, comemora-se atualmente em 15 de outubro. Isso mesmo.

A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas em prol do desenvolvimento educacional e a transmissão de conhecimento. Apesar de que a data não faz parte do calendário oficial como feriado nacional (infelizmente), tratando-se apenas de um feriado escolar, ficando a cargo das escolas ofertarem ou não aula neste dia.

Origem do Dia dos Professores

O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, devido a um decreto instituído por Dom Pedro I, Imperador do Brasil, em 15 de outubro de 1827. O decreto Lei Imperial foi responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, a chamada“Escola de Primeiras Letras”, no qual todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também instituiu o salário dos professores, as matérias básicas e até o modelo de contratação dos docentes.

Em 14 de outubro de 1963, a data foi oficializada nacionalmente, como feriado escolar, através do Decreto Federal nº 52.682.

Já o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Frases de Dia dos Professores

“Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida.”

Augusto Cury


Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.

Cora Coralina


“Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam serem especialistas em amor: Intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves


“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”

Anísio Teixeira


“Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.”

― Anísio Teixeira


“O educador se eterniza em cada ser que educa.”

Paulo Freire


 

 

*E aí, você gostou deste artigo? Pode curtir, compartilhar, comentar, reproduzir em suas plataformas. Só não esqueça de citar a fonte, está bem?

Fonte Original: NS Publicações

Sobre o Autor

Café com Poemas administrator

Deixe uma resposta