Eleições Municipais – 2020: A dura realidade dos pequenos municípios brasileiros

Eleições Municipais – 2020: A dura realidade dos pequenos municípios brasileiros

Crônica

Compartilhe à vontade!!!

Estamos nos aproximando do pleito eleitoral em que a história parece se repetir, mais um ano difícil de pandemia do coronavírus ou COVID – 19, que acontecerá eleições municipais para (re) eleger vereadores (as) e prefeitos (as) nos 5.570 municípios brasileiros.

É um momento eleitoral diferente das eleições presidenciais, gerais e convencionais que ocorreram em nosso país, no ano de 2018. A população brasileira de modo geral, em cada um dos municípios em particular, precisa fazer uma breve reflexão acerca das escolhas democráticas pela opção de candidatos ( as) que de fato reúnem habilidades e competências para assumirem as respectivas funções as quais pretendem concorrer neste ano. Entretanto, a responsabilidade com o município não é somente dos políticos, mas também de todos nós que somos cidadãs e cidadãos da sociedade com direitos e deveres iguais para o bom funcionamento da máquina pública.

Por isso, é de grande importância para o eleitor ( a) não eleger pessoas que não apresentam nenhum preparo intelectual, ético, moral e espiritual para exercer os cargos públicos de tamanha grandeza no seu município ou cidade.

Vale salientar, que infelizmente as nossas cidades têm sofrido muito nos últimos anos pelas nossas péssimas escolhas principalmente, para o Poder Legislativo Municipal. Muitas vezes, votamos de maneira equivocada por amizade, parentesco e coleguismo em vereadores (as) que não têm a maior condição de nos representar no parlamento.

Diante desta reflexão, devo dizer-lhes que todos nós somos co – responsáveis pelo sucesso ou pelo insucesso dos nossos municípios, desde que votamos de forma responsável ou irresponsável em candidatos ( as) sem compromisso com o Bem Comum. E para isso, não precisamos mergulhar na história política do Brasil, que os exemplos de maus políticos estão em evidência.

PENSE NO SEU MUNICÍPIO ANTES DE VOTAR!

 

Antônio Santana
Professor, escritor e poeta.
Condeúba – Bahia

 

 

*Acompanhe-nos também pelas redes sociais:
FACEBOOK  (clique)
INSTAGRAM  (clique)

 

 

Antonio Santana é também Coordenador do Mov. Café com Poemas em Condeúba/BA

Antônio da Cruz Santana nasceu na cidade de Saubara, na Região do Recôncavo Baiano, em 9 de abril de 1971. Em sua cidade natal, fez o curso primário, na Escola Estadual Professor Caio Moura, e o ginásio, no Centro Educacional Cenecista de Saubara.

Leia mais…

 

 

0 0 vote
Article Rating

Sobre o Autor

Café com Poemas administrator

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denize Santana
1 mês atrás

Sábias palavras Santana, a sociedade brasileira precisa urgente saber votar com consciência, pensando no bem comum e não no particilar cheio de interesses.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x