Arquivo diário 2 de março de 2023

100 anos de falecimento do grande e inesquecível Ruy Barbosa

Foi realizada neste dia 01 de março, uma sessão Solene no plenário do Senado Federal, para lembrar os 100 anos de falecimento do grande e inesquecível, nordestino (baiano, diga-se de passagem) Ruy Barbosa (baluarte da justiça, dos valores da advocacia, do jornalismo, da diplomacia e da política).
O evento contou com a presença do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, da Presidente do STF, Rosa Weber, do Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e do ex-presidente do Brasil e membro da Academia de Letras, José Sarney, entre outros.
Eu, Leandro Flores, tive o prazer de comparecer também a este evento e pude somar votos, junto com tantos outros advogados e jornalistas a esse tão nobre e intelectual brasileiro.
Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, da democracia, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais, sendo um dos principais organizadores e coautor da constituição da Primeira República.
Ryu Barbosa foi o primeiro ministro da Fazenda no período republicano. Foi deputado, senador, além de membro e presidente da Academia brasileira de Letras e candidato (inúmeras vezes) à presidência da República.
Ruy era colega de faculdade e amigo pessoal do poeta Castro Alves, inclusive dando-lhe abrigo e apoio moral quando este terminou o relacionamento com a atriz e poetisa Eugênia Câmara. Também foi um grande defensor das causas absabolicionistas, juntamente com Castro e José Bonifácio (o seu professor na faculdade de Direito).
Apesar de ser considerado um dos pais do republicanismo no Brasil, Ruy, em seus últimos momentos de vida, passou a criticar ferozmente o sistema, sendo umas das suas frases mais notáveis, uma critica a república que ajudou a fundar. Dizia ele: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Essa foi a obra da República nos últimos anos.”
Viva então Ryu Barbosa, viva os grandes e incomparáveis gênios brasileiros, viva o nordeste, viva o sertão, viva a Bahia!

Leandro Flores
Editor, jornalista, poeta e advogado