PARA REFLETIR: DIA 20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL

PARA REFLETIR: DIA 20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL

Compartilhe à vontade!!!

POR: Antônio Santana, escritor e poeta de Condeúba, BA.

Foi a partir do ano de 2023 através da Lei 14.759, que no Brasil, passou a considerar o 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra, data que também homenageia o grande líder negro Zumbi dos Palmares, que muito lutou pelo povo negro escravizado do nosso País. Esta data não representa apenas um simbolismo, um feriado nacional e muito menos uma simples comemoração para repartições ou instituições públicas da nossa sociedade atual, mas um momento de reflexão sobre o passado escuro de tantas segregações, discriminações, preconceitos e de muita violência contra o nosso povo negro do Brasil.
Hoje, é um dia muito importante no calendário brasileiro, o qual comemora o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, onde sonhamos enquanto negros e negras da Bahia, do Nordeste e do Brasil um dia conquistarmos definitivamente a nossa libertação. Ontem, negros escravizados em “navios negreiros”, chicoteados por capitães, coronéis e atualmente, perseguidos por um Sistema Político-Partidário e por uma democracia à sombra de um coronelismo Pós-Moderno, tecnológico e excludente, onde os negros e as negras continuam servindo a uma menoria de “brancos”, que se acham melhores do que nós.
Infelizmente, esta é a cara do Brasil do ano de 2025, onde ainda acontece e pelo jeito vai continuar acontecendo os considerados brancos usurpando os nossos lugares por direito na sociedade baiana, nordestina e brasileira. Mas, até quando? Os negros e negras, existem e precisam ser respeitados e valorizados no Brasil. A quem recorrer para reparar tantas distorções de poucos brancos quanto há tantos negros e negras, injustiçados e sem oportunidades no Brasil?
Pense nisso!

Sobre o Autor

Leandro Flores

Leandro Flores administrator