Arquivo mensal 29 de março de 2023

Antônio Santana: PARABÉNS, SALVADOR!

SALVADOR – BAHIA: CIDADE PARAÍSO

Cidade que encanta e balança o mundo
Negra, meiga, mística e farrista
Da musicalidade, do centro histórico e da liberdade
Do cantor, compositor, poeta e do atleta.

Salvador da saudade, da amizade e da felicidade
Do Farol da Barra à Liberdade
Da Suburbana à Praça da Piedade
Cidade Mãe de brasilidade.

Salvador da economia, da boa política e da fantasia
Salvador dos pobres, dos ricos e da burguesia
Salvador dos humildes que trabalha para ganhar o pão
Salvador que acolhe todos os cidadãos.

Da festa de reis à Lavagem do Bonfim
Da Conceição da Praia ao Rio Vermelho
Do carnaval dos Baianos, turistas e estrangeiros
Do batuque do tambor, da música, da capoeira e do amor.

As belas praias…
Uma boa água de coco
Comendo um gostoso acarajé
Sentado ou de pé. chupando picolé.

Na calçada de boné
No bar ou na maré
Ouvindo pagode, axé ou candomblé
Observando as gatinhas na Praça da Sé.

Chegando na praia cheia de mulheres
De bermuda, mini-saia, biquíni ou como quiser.
Uma cerveja gelada e uma moqueca na mesa
Ah! Tomar um banho nem se fala, é uma beleza!

Salvador, do samba de roda, do verso e da prosa
Observando as meninas vestidas de rosa
Na caridade da fé à bondade da Sé, um sorriso de pé.
Salvador, cidade do axé, turismo, cachaça e fé!

Antônio Santana,
Escritor e poeta.
Saubara – Bahia

Você sabia que Suco de batata-doce é excelente para combater o refluxo e a gastrite?

Muita gente sofre com dores no estômago, sensação de estufamento, gases, aftas, azia, queimação e, muitas das vezes, por mais que tome remédios nada alivia. A primeira solução é procurar um especialista para poder avaliar o problema e, assim, poder fazer o diagnóstico correto. Mas tem alguns alimentos que podem auxiliar no tratamento das doenças estomacais, entre eles, estão a batata-doce. Rica em fibras, potássio, cálcio e carboidratos, essa raiz funciona como excelente fonte de energia – sobretudo para quem se exercita com frequência -, contribui no  tratamento gastrointestinais, como refluxo e gastrite, bem como auxilia no ganho significativo  de massa muscular. Separamos uma receita fácil, prática e muito saborosa que você pode experimentar.   Vale a pena conferir!

Como preprar o suco de batata-doce?

Primeiro, para que a bebida seja prática, saudável e eficiente, você precisa aproveitar o máximo da sua capacidade nutritiva. Uma boa dica então é prepará-la crua, adicionar uma banana para tirar o gosto da batata e colocar um pouco de sumo de limão (rico em antioxidantes e vitaminas) na hora de tomar. Assim, a bebida, além de ficar mais saborosa,  ganha um grande potencial de detox (para eliminar as toxinas) e também para acelerar o metabolismo do seu corpo.

Ingredientes

– ½ batata-doce

– 300 ml de água gelada

– Sumo de ½ limão

Você vai retirar a casca da batata-doce, cortar em pedaços menores e a colocar dentro do liquidificador. Adicione água e bata bastante até a mistura ficar homogênea. Passe a bebida por um coador e adicione o suco de limão e tome tudo de uma só vez.

Afinal, para que serve o suco de batata-doce?

Rica em fibras, principalmente a pectina, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares como infarto, derrame, entre outras [selecoes].

Ajuda a tratar gastrite e refluxo

A batata doce ajuda a proteger os sintomas da gastrite graças ao fato de ser composta por fibras, que auxiliam na digestão. Para manter as fibras do alimento ou, pelo menos, não perder boa parte delas, aconselhamos que você não coe o seu suco de batata doce [mundoboaforma].

Fotos grátis de Batata doce

Contribui para o ganho de massa muscular

Você sabia que esse tipo de suco é bastante indicado para quem quer ganhar músculos? Por conta disso, inclusive, muitos praticantes de crossfit apostam nessa bebida e ainda a incrementam com suplementos de proteína. Além de ser fonte de potássio, a batata-doce concede energia para o organismo e tem baixo índice glicêmico. [conquistesuavida]

 

*E aí, você gostou desse artigo? Pode curtir, compartilhar, comentar, reproduzir em suas plataformas. Só não esqueça de citar a fonte, está bem?

100 anos de falecimento do grande e inesquecível Ruy Barbosa

Foi realizada neste dia 01 de março, uma sessão Solene no plenário do Senado Federal, para lembrar os 100 anos de falecimento do grande e inesquecível, nordestino (baiano, diga-se de passagem) Ruy Barbosa (baluarte da justiça, dos valores da advocacia, do jornalismo, da diplomacia e da política).
O evento contou com a presença do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, da Presidente do STF, Rosa Weber, do Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e do ex-presidente do Brasil e membro da Academia de Letras, José Sarney, entre outros.
Eu, Leandro Flores, tive o prazer de comparecer também a este evento e pude somar votos, junto com tantos outros advogados e jornalistas a esse tão nobre e intelectual brasileiro.
Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, da democracia, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais, sendo um dos principais organizadores e coautor da constituição da Primeira República.
Ryu Barbosa foi o primeiro ministro da Fazenda no período republicano. Foi deputado, senador, além de membro e presidente da Academia brasileira de Letras e candidato (inúmeras vezes) à presidência da República.
Ruy era colega de faculdade e amigo pessoal do poeta Castro Alves, inclusive dando-lhe abrigo e apoio moral quando este terminou o relacionamento com a atriz e poetisa Eugênia Câmara. Também foi um grande defensor das causas absabolicionistas, juntamente com Castro e José Bonifácio (o seu professor na faculdade de Direito).
Apesar de ser considerado um dos pais do republicanismo no Brasil, Ruy, em seus últimos momentos de vida, passou a criticar ferozmente o sistema, sendo umas das suas frases mais notáveis, uma critica a república que ajudou a fundar. Dizia ele: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Essa foi a obra da República nos últimos anos.”
Viva então Ryu Barbosa, viva os grandes e incomparáveis gênios brasileiros, viva o nordeste, viva o sertão, viva a Bahia!

Leandro Flores
Editor, jornalista, poeta e advogado