Cartas e Depoimentos

Compartilhe à vontade!!!

PROJETO CARTAS E DEPOIMENTOS – 2020

 

 

 

Breve descrição:

Em meio ao século XXI, com a tecnologia cada vez mais avançada e com tantas formas de comunicação como: SMS, WHATSAPP, CHAT, FACEBOOK, E-MAIL etc., as velhas práticas de troca de correspondência via CORREIOS acabam sendo quase que um procedimento do passado. Mas, quem já viveu essa experiência de receber ou escrever uma CARTA ou um BILHETINHO a alguém, independente do assunto abordado, jamais esqueceu essa magia.

Imagine acordar de manhã, verificar a CAIXA DE CORREIOS antes de tomar o café e descobrir que alguém se lembrou de você, enviando-lhe uma cartinha repleta de palavras carinhosas!

Pois é. Depois do sucesso em 2013, com o livro “Tens Algo para Mim?” e de “Entrelinhas e Reticências” em 2014, com edições atualizadas (Disponíveis no site da editora NS Publicações), o Projeto Cartas e Depoimentos retorna, agora com o tema: “Quando o mundo acabou em 2020 – Cartas e Depoimentos na Quarentena”.

O objetivo é reunir um material: Depoimentos Pessoais, Experiências, Impressões, relatos do dia a dia, em forma de Cartas ou Depoimentos (em textos escritos) sobre este momento que estamos enfrentando.

O projeto funciona da seguinte maneira: em um primeiro momento, o participante deverá encaminhar (no ato da inscrição) um depoimento (não se trata de biografia) e deverá, de maneira sucinta, falar um pouco de si, seus gostos, suas preferências, seu estilo de vida, seus sonhos, experiências, fantasias  e o desejo de conhecer pessoas através das cartas. Esse depoimento será publicado em um grupo privado no Facebook (item 1. IV do edital abaixo), composto apenas pelos participantes do projeto e será usado como troca de informação e interação social.

Depois, cada um, vai escrever quantas cartas quiser, porém, diferente de outras edições, o envio será apenas entre os participantes e por e-mail. Será necessário que o PARTICIPANTE encaminhe também, além do destinatário, uma cópia para o e-mail: [email protected] para que a mesma fique registrada junto ao projeto e possamos publicá-la no site ou na coletânea (livro).

Este projeto conta com o apoio da editora Novos Sabores – Publicações, Movimento Cultivista e Café com Poemas.

Confira abaixo, como participar:

Edital: nº 2020.10/2 – Projeto Cartas e Depoimentos

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS:

 

1. Da forma de escrita

 

I – Os textos serão de uma linguagem simples e em formato de cartas (pessoais) ou depoimentos. “As cartas pessoais não seguem um modelo pré-estabelecido. Nelas, o texto reflete as intenções do remente ao destinatário. Porém, “a coerência textual é recomendável como forma de clareza à mensagem enviada.”

II – Exemplo:

Cidade, 17 de julho de 2020.

Querido destinatário,

 

“(…) imagine que só hoje recebi suas cartas. Mas valeu a demora viu. Adorei o envelope, confeccionado por ti e o desenho meu e do gatinho. (…)

Tenho acompanhado poemas e notícias suas no mundo literário e gostaria de deixar aqui meus parabéns e torcidas para novas conquistas.

Retribuindo a gentileza dos seus presentinhos, mandarei também uma lembrancinha aqui da minha cidade, espero que goste.”

 

“Beijos, de seu amigo de agora e sempre.”

 (nome do remetente)

*Trecho de uma carta do livro “Tens Algo para mim?”

 

III – Cada participante poderá participar com o seu nome original, artístico ou, caso queria, poderá também criar um pseudônimo para o melhor desenvolvimento dos personagens.

IV – O DEPOIMENTO deverá ser enviado no ato da inscrição e será publicado no grupo (privado) :https://www.facebook.com/groups/cartasedepoimentos2020/, composto apenas por integrantes do projeto. O link para participação no grupo está disponibilizado no formulário de inscrição;

2. Do Tema:

I – O tema sugerido para esta edição é sobre a experiência de cada participante com a quarentena.  As impressões no dia a dia, as angústias, as perdas, as superações, enfim, como foi o ano de 2020 para cada um.

II – A sugestão do tema não impede que o participante aborde outros temas que achar relevante e pertinente ao momento.

III- Proibido conteúdos que violem direitos de terceiros ou incentivem a VIOLÊNCIA (qualquer que seja), a PEDOFILIA, o PRECONCEITO, o RACISMO ou provoquem discussões desnecessárias (ex. política, religiosa, ideológica, etc.).

3. Da Participação

I – A participação no projeto é de maneira GRATUITA e obedecerá aos seguintes critérios:

II – O participante poderá escrever quantas cartas quiser;

III – Porém, será necessário que o mesmo encaminhe, além do destinatário, uma cópia para o e-mail: [email protected] para que a mesma fique registrada junto ao projeto e possamos publicá-la no site ou numa coletânea (livro) no futuro.

IV – Cada participante poderá participar com o seu nome original, artístico ou criar um pseudônimo para o melhor desenvolvimento dos personagens.

V – O remetente deverá escolher, entre os depoimentos publicados no grupo, a pessoa que melhor se identificou para troca de cartas.

VI – Ao recebê-la, o destinatário terá até o fim do projeto, ou seja, 05 de janeiro, para respondê-la.

VII – A resposta do destinatário também deverá ser encaminhada (cópia) para o e-mail: [email protected]

4. Da Inscrição

I – O período de inscrições será de 23 de outubro a *05 de janeiro de 2021 

(O texto anterior (edital n. 2020.10) considerava a data de 22/12 como a data limite para encerramento das inscrições).

II – O participante deverá acessar o link: https://cafecompoemas.com/cartas-e-depoimentos/ e fazer sua inscrição;

III – Não há nenhum custo de participação no projeto, porém o participante ficará ciente que assim que o período de inscrição terminar, alguns textos serão selecionados para publicação na antologia “Quando o mundo acabou em 2020 – Cartas e Depoimentos na Quarentena” e ele poderá optar pela publicação ou não.

IV – Mesmo que ele opte pela não publicação, o seu texto poderá comportar a antologia, se assim for de interesse dos organizadores.

V – Após o encerramento da inscrição, a equipe da NS Publicações selecionará as melhores cartas para compor a antologia“Quando o mundo acabou em 2020 – Cartas e Depoimentos na Quarentena”.

VI – O valor da participação dependerá da quantidade de página que o participante ocupará em cada livro.

VII – O valor de cada página será de R$ 50,00, com direito a 1 livro.

VIII – A partir de 100 reais, o participante terá direito a quatro livros.

IX – O participante terá até o dia *14 de janeiro de 2020 para efetuar o pagamento e garantir a sua participação na Antologia.

(O texto anterior (edital n. 2020.10) considerava a data de 31/12 como a data limite para efetuar o pagamento da participação).

X – O livro deverá ser impresso e será publicado em formato de e-book também.

XI – A venda será disponibilizada na livraria virtual da NS Publicações: https://nspublicacoes.online/, além das plataformas (parceiras) da NS Publicações (Magazine Luiza, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, entre outras).

XII – No ato da inscrição, o participante deverá anexar sua foto (nítida e individual) que será disponibilizada para divulgação na página do projeto ou em outras plataformas de divulgação.

 

Participe!

*Data alterada. O texto anterior (edital n. 2020.10) considerava a data de 22/12 como a data limite para encerramento das inscrições.

*Caso tenha dúvidas, enviar e-mail para: [email protected]

Confira abaixo livros do Projeto em versão ebook: