Arquivo anual 11 de setembro de 2026

Conceição em Nós – Por Débora Tauane

Conceição Evaristo,
Uma mulher negra,
Símbolo de força, ancestralidade e resistência,
Criadora do conceito de Escrevivências.

Não é à toa que, no Movimento Cultivista, ela é inspiração.
Foi então que surgiu o Manifesto Cultivista,
E, nos pilares presentes,
Está o famoso método de Conceição:
Escri-vivências: escrever vivências.

Tudo o que o Manifesto propõe na teoria
É o que Conceição chama de Escrevivência na prática:
A arte que nasce da nossa própria história.

O Manifesto nos ensina que
A arte não precisa de linguagem difícil.
Ela é simples, objetiva, inclusiva.
Ela pode estar presente no nosso dia a dia,
Nas nossas vivências e memórias.

Débora Tauane

E assim termina essa bela reflexão sobre Conceição Evaristo e o Manifesto Cultivista.

Opa, ainda falta uma…

Uma homenagem às:

Conceições

Dizem que toda Conceição
Acolhe e espanta a mágoa.
Evaristo e a Costa em ação,
Enchem os nossos Olhos d’Água.

— Breno Ferreira

Agora sim, obrigada pela atenção!

Mobilização popular pela pavimentação da estrada que liga Condeúba à Mortugaba ganha força na internet

Uma mobilização popular pela pavimentação da estrada que liga Condeúba à Mortugaba, passando pelo Distrito do Alegre, vem ganhando força na região. Moradores, lideranças e apoiadores têm se organizado em diferentes frentes para chamar a atenção do poder público para uma reivindicação considerada estratégica para o desenvolvimento das comunidades atendidas pelo percurso.

Entre os participantes da mobilização está o advogado, professor e escritor condeubense Leandro Flores do Nascimento, que vem atuando na articulação da demanda junto a representantes políticos e órgãos públicos, além de colaborar com ações de divulgação e mobilização popular.

A iniciativa já reúne centenas de participações por meio de abaixo-assinados físico e eletrônico. A mobilização também acontece em grupos de WhatsApp, redes sociais, encontros, associações e contatos com autoridades e representantes políticos.

O movimento defende que o primeiro passo seja a realização, pelo Governo do Estado da Bahia, de um estudo técnico e de viabilidade para a pavimentação da ligação Condeúba–Alegre–Mortugaba. A partir desse levantamento, a expectativa é buscar alternativas para tornar a obra possível.

Entre as possibilidades defendidas estão a cooperação entre o Estado e os municípios de Condeúba e Mortugaba, convênios, consórcio público, acordos de cooperação, transferência de recursos, emendas parlamentares, execução por etapas ou outros instrumentos administrativos e financeiros legalmente possíveis.

Caso a condição municipal da estrada represente obstáculo à participação mais efetiva do Governo da Bahia, a mobilização também considera, de forma subsidiária, a possibilidade de estadualização do trecho. A proposta, entretanto, não coloca a estadualização como finalidade.

> “Nosso objetivo não é a estadualização. Nosso objetivo é o asfalto. O importante é encontrar uma solução que permita transformar essa reivindicação das comunidades em realidade”, afirma Leandro Flores.

A mobilização já começa a provocar manifestações no meio político. A deputada estadual Cláudia Oliveira acolheu a reivindicação e apresentou uma Indicação ao Governo do Estado da Bahia e à Secretaria de Infraestrutura — SEINFRA, solicitando providências relacionadas à pavimentação.

Mais recentemente, o gabinete do deputado estadual Tiago Correia também elaborou um Projeto de Indicação dirigido ao Governo do Estado e à SEINFRA. O documento solicita justamente uma das principais reivindicações defendidas neste primeiro momento pela mobilização: estudos técnicos, orçamentários e de viabilidade para a pavimentação do corredor Condeúba–Distrito do Alegre–Mortugaba.

Outros gabinetes parlamentares também começaram a responder aos contatos realizados pelos integrantes da mobilização, demonstrando interesse em conhecer ou avaliar a demanda. O movimento pretende continuar buscando apoio político e institucional, independentemente de partido ou posição política.

 

INTEGRAÇÃO ENTRE BAHIA E MINAS GERAIS

 

Além dos benefícios locais, os defensores da pavimentação destacam o potencial da estrada como corredor de integração regional. A ligação é considerada importante para o escoamento da produção rural, transporte escolar, acesso à saúde, comércio e deslocamento das comunidades.

Outro ponto considerado estratégico é a possibilidade de fortalecer a integração entre o Sudoeste da Bahia e o Norte de Minas Gerais, ampliando as conexões da região com municípios mineiros e criando novas possibilidades de circulação de pessoas, mercadorias e produção entre os dois estados.

A reivindicação ocorre em um contexto de avanços na infraestrutura rodoviária da região, especialmente nas ligações de Condeúba com Jacaraci e Caculé, o que reforça, para os participantes do movimento, a importância de discutir também a continuidade da integração por meio do eixo Condeúba–Alegre–Mortugaba.

Para Leandro Flores, a prioridade agora é transformar a mobilização popular em um primeiro resultado técnico concreto.

> “Não estamos querendo antecipar qual deverá ser a solução de engenharia ou administrativa. O primeiro passo que estamos pedindo é simples: que o Estado faça o estudo técnico e de viabilidade. A partir daí teremos elementos concretos para discutir a pavimentação.”

A expectativa dos participantes é ampliar ainda mais a mobilização, conquistar novas adesões ao abaixo-assinado e manter o diálogo com o Governo do Estado, municípios, parlamentares e demais instituições que possam contribuir para a concretização da obra.

 

Leandro Flores do Nascimento é professor, advogado, escritor e cidadão condeubense. Recentemente, recebeu um prêmio internacional de literatura como escritor revelação durante a Feira Internacional do Livro no Peru.

 

Fonte: Jornal Sertão Hoje

Beleza – Geovanna Rodrigues Mendes

Não acredito que a beleza seja algo estático como as estátuas ou monumentos erguidos em seu nome — apesar de possuírem, não são.

A beleza provém do movimento, aperfeiçoamento. É ir contra a natureza em que as coisas estão fadadas desde o princípio (o caos), trazer ordem, sentido a matéria bruta.

A própria natureza é um ótimo exemplo — talvez o melhor que se pode ter neste plano. Cada qual carrega e transmite de forma diferente a beleza. Outono, inverno, verão ou primavera; todos são singulares em suas performances, mas carregam algo em comum.

E (penso eu) que o movimento que traz o ponto de inflexão entre essas características seria a beleza. O encanto das quatro estações são apenas consequência do movimento da beleza, ou talvez, da beleza em movimento (assim como as obras de arte, arquitetura ou até os poemas e a boa música).

Outro ponto a considerar é que essa movimentação é simplesmente a natureza entregando o melhor de si com que ela possui. Talvez o homem tenha mais a aprender com ela do que pensa.

Agora sobre o exercício— muitas vezes, tentativa — da “beleza” do homem na sociedade, acredito que o maior erro que poderia cometer é tentar relativizar o sentido da palavra, com a intenção de suprimir a responsabilidade que se tem sobre ela. Não existem diferentes espécies de beleza, ela é um princípio absoluto mas a forma de cada um transmiti-la a permite ter muitos rostos.

Alguns são mais belos que outros — não uma beleza melhor (qualidade), mas maior (quantidade). Outros ainda conseguem transmitir através da matéria, a outra parte prefere mostrar através do convívio e o restante a enterra e prefere deixar apenas o desleixo e a desordem como herança.

No mais, somos todos artistas apresentando a singularidade que possuímos aos semelhantes. A beleza não está no quadro do artista, tampouco em suas mãos. Ela surge de quem o artista é, ou em quem ele pretende se tornar. A ideia de aperfeiçoamento — não das habilidades, mas da pessoa — traz completude, e esse movimento de “lixar as arestas” é um onde mora a beleza. A maior arte do artista é aquilo que ele mesmo carrega.

Em termos da teologia Cristocêntrica — acredito que seja a mais real —, a beleza impressa na raça humana é, na verdade, um indício da natureza de Deus. Então, refletir sobre a beleza que existe em cada respiração é a melhor forma que se pode conduzir a assinatura que a criatura carrega de seu criador.

Todos nós possuímos beleza, apesar do “ser” depender de uma escolha pessoal, ainda possuímos muito mais do que merecemos.

 

Sobre a autora: Estudante e escritor iniciante. Interessada em literaturas e nas complexidades da existência humana. 

Novos Sabores Publicações e Agência Evidencie participam da 2ª Feira Virtual do Livro Portugal

A Editora Novos Sabores Publicações e a Agência Evidencie – Marketing para Escritores participarão da 2ª Feira Virtual do Livro Portugal, evento promovido pela Confederação Internacional do Livro.

A programação contará com uma homenagem a Dom Dinis, poeta português e um dos maiores nomes do trovadorismo galego-português. O encontro reunirá participantes do Brasil, Angola e Moçambique.

A participação será conduzida pelo embaixador cultural e editor da Novos Sabores Publicações, Leandro Flores, fortalecendo o intercâmbio cultural e ampliando a presença da literatura brasileira em iniciativas internacionais.

📅 Domingo – 16 de agosto

🇵🇹 Portugal: 14h15
🇧🇷 Brasil: 10h15

Além deste evento, a Novos Sabores Publicações também participará de outras atividades dentro da programação da 2ª Feira Virtual do Livro Portugal, incluindo eventos em parceria com o Global Institute for Literature and Cultural Consciousness e com o Movimento Cultivista Brasil, que prestarão homenagens a importantes nomes da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa e Florbela Espanca.

As ações contarão com a participação de escritores, pesquisadores, agentes culturais e convidados de diversos países, fortalecendo o intercâmbio entre diferentes nações de língua portuguesa e ampliando a presença da literatura brasileira em espaços internacionais.

A participação da Novos Sabores Publicações, em conjunto com a Agência Evidencie – Marketing para Escritores, reforça o compromisso das instituições com a difusão da literatura, a internacionalização de autores e a promoção do intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa, contribuindo para aproximar escritores, leitores e agentes culturais de diferentes partes do mundo.

Homenagem do poeta Antônio Santana, a todos os pais de Condeúba

PAI

Aquele que cuida, ama e protege a sua família.
Aquele que administra a casa junto com a sua esposa,
Aquele que luta dia após dia
Para buscar o pão para seus filhos.
Pai, aquele que ama sem medir esforços;
Aquele que por amar os filhos trabalha,
Incansavelmente para dar-lhes o melhor.
Pai, aquele que sofre junto e sorrir junto,
Nos melhores e piores momentos da vida de um filho.
Pai, que para o filho não tem preço;
Que reconhce no seu pai
O valor de um homem batalhador,
Trabalhador, lutador, parceiro e guerreiro.
PAI, que a exemplo de Jesus Cristo,
Não abandonou os seus discípulos,
Nem mesmo quando caíram na fé.
Que seja um pai herói na virtude e na atitude
De como um filho deve proceder.
Na família, na sociedade e no mundo que nos cerca.
PAI, palavra santa de ordem
E de respeito profundo que tantos homens
Não conseguem alcançar.
Então, digamos no dia de hoje,
Meu querido paí, meu papai, meu papaizinho,
Meu paizão e o nosso Grande Pai.
Na sua infinita Misericórdia,
Ele que é o nosso DEUS todo Poderoso.
Que Deus nos abençoe!

Parabéns, a todos os pais!
Um abraço fraterno a todos!

Nosso editor Leandro Flores conquista prêmio internacional durante a III Feira Internacional do Livro de Jauja, no Peru

O editor do Café com Poemas, poeta, escritor, jornalista, advogado e embaixador cultural Leandro Flores conquistou o prêmio Escritor Revelação 2026, concedido pela Confederação Internacional do Livro, instituição sediada no Peru. A homenagem foi entregue durante a cerimônia de encerramento da III Feira Internacional do Livro de Jauja, um dos mais importantes eventos literários da América Latina.

A conquista representa mais um importante reconhecimento na trajetória de Leandro Flores, que também é coordenador do Movimento Cultivista Brasil, editor da Novos Sabores Publicações e idealizador do Café com Poemas, projeto dedicado à valorização da literatura, da poesia e da difusão cultural.

Realizada entre os dias 10 e 19 de julho, a feira reuniu escritores, poetas, editoras e instituições culturais de diversos países em uma programação híbrida, fortalecendo o intercâmbio entre autores e projetos literários internacionais.

Representando o Global Institute for Literature and Cultural Consciousness, o Movimento Cultivista Brasil e a Novos Sabores Publicações, Leandro Flores também integrou a programação oficial do evento como apresentador de uma das atividades internacionais. Durante sua participação, conduziu homenagens a Luiz Gama, um dos maiores nomes da história brasileira, e a Leandro Gomes de Barros, considerado o Pai da Literatura de Cordel Brasileira, apresentando ao público internacional importantes referências da literatura e da cultura do Brasil.

Segundo o escritor, a conquista é resultado de um trabalho contínuo voltado à construção de parcerias, ao fortalecimento de projetos culturais, à ampliação da presença internacional da literatura brasileira, à produção de conteúdos em diferentes idiomas e à participação em eventos literários.

Esse processo também conta com a parceria da Evidencie – Marketing para Escritores, que desenvolve ações estratégicas de posicionamento, divulgação, traduções e fortalecimento da presença digital de autores e projetos literários.

Esse reconhecimento demonstra que resultados são construídos com planejamento, parcerias sólidas, presença, constância e uma estratégia bem definida. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de pessoas e instituições que acreditam no poder transformador da literatura”, afirmou Leandro Flores.

Para o Café com Poemas, a premiação representa não apenas uma conquista individual de seu editor, mas também um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos na promoção da literatura, da poesia e da integração cultural entre escritores de diferentes regiões do Brasil e do exterior. O prêmio fortalece ainda mais a missão do projeto de aproximar autores, leitores e instituições por meio da arte, da cultura e da palavra.

Condeúba celebra a arte do encontro através do Mov Cultivista Café com Poemas

Por: Mariana Penides

A Biblioteca Municipal de Condeúba foi palco de mais uma noite memorável nesta última segunda-feira, ao sediar o encontro tão esperado do Mov Cultivista Café com Poemas. Com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal, o evento reafirmou o papel do município como um polo de efervescência literária na região.

O encontro reuniu vozes marcantes da nossa literatura, como os escritores Professor Agnério Evangelista, Antônio Santana e Paulo Henrique Cordeiro, além de contar com o apoio de ativistas e incentivadores da cultura local como Helen Catharine, Regina Célia, Políbio Carvalho, Maria Heloísa Noaves, Mateus, Sara Novaes, Sandra Maria, Cleide, Mariana Penides e do vereador Zé de Fernando.

Uma trajetória de sensibilidade

Muito mais do que um evento isolado, o encontro celebrou uma história que vem sendo escrita desde 2017. O Café com Poemas nasceu com a missão de fortalecer a arte da escrita, lapidar novos talentos e manter vivo o hábito de cultivar a boa poesia em Condeúba.

A noite foi preenchida por recitais que emocionaram o público presente. Para Mariana Penides, embaixadora e ativista do movimento, a essência do projeto vai além dos livros:

“O encontro de hoje nos convida a olhar para os talentos da nossa terra com mais carinho e a explorar a liberdade de compartilhar o que verdadeiramente sentimos através da poesia.”

Veja as fotos no Instagram do Movimento Cultivista Brasil Clique aqui

Jovens talentos e mestres da palavra: São Gonçalo dos Campos projeta sua literatura para o mundo

São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia, volta ao mapa da literatura internacional com nomes que carregam não apenas talento, mas trajetória. Em evento promovido pelo Grupo Poetas Intergalácticos de Quito, no Equador, dentro do Projeto Niños del Futuro, escritores da cidade foram reconhecidos entre participantes de diversos países, consolidando o alcance da produção literária local.

Entre os destaques está a jovem escritora e poetisa Victoria Reis, de apenas 17 anos, que já começa a escrever seu nome com firmeza no cenário nacional e internacional. Seu poema “Crianças do futuro” foi premiado com expressiva avaliação de jurados de países como Espanha, Portugal, Brasil, Egito, Colômbia e México. A conquista não apenas projeta sua escrita, mas também antecipa um caminho promissor: Victoria já se prepara para lançar seu livro A História de Anna, ampliando sua presença no meio literário.

A trajetória da jovem não surge por acaso. Ela se conecta diretamente ao trabalho desenvolvido por Antônio Cazumbá, escritor e poeta que há anos atua na formação cultural dentro das escolas, levando literatura, experiências e possibilidades a novos leitores. Foi nesse ambiente que Victoria teve seu primeiro contato mais profundo com a escrita — um encontro que, hoje, se revela decisivo.

E não é à toa que esse ciclo se completa. Antônio Cazumbá foi consagrado como o grande vencedor do Prêmio Destaque Literário – Melhores de 2025, reconhecimento que valoriza não apenas sua produção, mas também sua contribuição direta na formação de novos escritores. A premiação foi realizada pela editora NS Publicações, em parceria com a Agência Evidencie – marketing digital para escritores, o Movimento Cultivista, a Academia ALESEC e a Revista Café com Poemas, consolidando um ecossistema literário que une produção, formação e projeção cultural.

Ambos integram o Movimento Cultivista de São Gonçalo dos Campos-BA, um núcleo que vem se destacando pela força coletiva e pelo compromisso com a valorização da literatura. O reconhecimento internacional e nacional alcançado por seus membros evidencia um ponto claro: quando há incentivo, acesso e continuidade, a cultura floresce — e rompe qualquer limite geográfico.

De um projeto vivido na escola à conquista de prêmios internacionais, a história que nasce em São Gonçalo dos Campos não é apenas individual. É coletiva, construída entre mestres e aprendizes, entre palavra e oportunidade.

E o que se vê agora é mais do que um destaque pontual. É um movimento em expansão. É literatura que se forma, se transforma e atravessa fronteiras — portanto, a prova de que o interior não apenas produz cultura, mas também a projeta para o mundo.

Coordenador Nacional do Movimento Cultivista torna-se embaixador da Confederación Internacional del Libro

O poeta, jornalista, editor da Novos Sabores Publicações e coordenador nacional do Movimento Cultivista Brasil, Leandro Flores, torna-se embaixador cultural da Confederación Internacional del Libro, fortalecendo a presença brasileira em eventos literários internacionais.

A parceria entre o Movimiento Cultivista e a Confederación Internacional del Libro oportunizará que poetas, escritores e artistas integrantes do movimento cultivista possam participar de feiras internacionais, ampliando o intercâmbio cultural e artístico.

A Confederação realiza eventos frequentes ao redor do mundo, tendo como uma de suas edições mais recentes a realizada na Austrália, reunindo representantes de diversos países.

Para Leandro Flores, a conquista representa um avanço importante:
Essa conquista é muito significativa, pois abre horizontes de possibilidades e fortalece o nosso objetivo de levar a poesia a diferentes cantos, oportunizando que poetas do movimento possam mostrar o seu trabalho e alcançar novos públicos.

Os participantes poderão integrar a programação por meio de indicação do embaixador Leandro Flores, com inscrições abertas para apresentações de livros, conferências, entrevistas e palestras com temas inéditos, além de recitais, homenagens, rondas e apresentações artísticas ou musicais, que podem ocorrer de forma individual ou em grupo.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 99153-5442 ou pelo e-mail movimentocultivista@gmail.com para mais informações e encaminhamento das propostas.

Prêmio Destaque Literário 2025 encerra edição com reconhecimento e anúncio de revista

No dia 28 de março, foi realizado o evento de entrega simbólica de premiação do Prêmio Destaque Literário – Melhores de 2025, reunindo escritores de diversas regiões do país em uma cerimônia online marcada por reconhecimento, relatos de trajetória e projeções para o cenário literário independente.

A condução do evento ficou a cargo da professora e escritora Simone Moisés, que apresentou o histórico da premiação, explicou sua estrutura e realizou o anúncio oficial dos premiados. A mediação contou ainda com o apoio do jornalista e escritor Carlos Conrado, convidado de honra da noite.

Um dos momentos centrais do encontro foi a fala do idealizador do prêmio, Leandro Flores, editor da NS Publicações. Em sua participação, Leandro destacou o crescimento da premiação, a consolidação do projeto e anunciou oficialmente o lançamento da Revista Café com Poemas – Volume II, ressaltando que a publicação ampliará a visibilidade dos autores e fortalecerá ainda mais o cenário literário independente.

Na sequência, Carlos Conrado reforçou a relevância do prêmio e destacou a importância da revista como instrumento de valorização dos escritores, evidenciando o papel estratégico da publicação na difusão da literatura contemporânea.

O evento contou com a presença de participantes como Josemir Lemos, Ricardo Oliveira, Matheus Cavalcanti, Martha Brito, Simone Reis, professora Dra. Deise Saraiva, além do grande vencedor da edição, o poeta Antônio Cazumbá.

Durante o momento de fala dos premiados, os relatos evidenciaram o impacto direto da premiação na trajetória dos autores.

Josemir Lemos destacou que, após o prêmio, novas oportunidades surgiram em sua carreira, incluindo reconhecimento institucional com Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Pesqueira (PE), demonstrando a repercussão concreta da premiação em sua trajetória.

O campeão Antônio Cazumbá relatou que também recebeu reconhecimento público, com moção de aplausos concedida pela Câmara de São Gonçalo dos Campos (BA), afirmando que o prêmio abriu portas e segue gerando novos caminhos em sua vida literária.

Ricardo Oliveira enfatizou a importância do prêmio para a continuidade de sua atuação como poeta, destacando sua participação em outras edições e projetos literários, além de reforçar o papel da premiação como incentivo à produção cultural.

Matheus Cavalcanti, jornalista e escritor, destacou sua primeira participação no prêmio e ressaltou os projetos educacionais que desenvolve em sua cidade, em Alagoas, evidenciando a relação entre literatura e transformação social.

A professora Dra. Deise Saraiva trouxe à tona seus projetos voltados à inclusão, destacando o papel da educação e da literatura como instrumentos de acesso, desenvolvimento e equidade.

A escritora e correspondente jurídica Martha Brito relembrou sua participação na edição de 2024, ressaltando o reconhecimento institucional do prêmio e parabenizando a NS Publicações pela iniciativa e organização.

Encerrando o momento de falas, Simone Reis apresentou um depoimento marcante, abordando sua trajetória de vida como diarista, moradora de comunidade e ativista social, destacando sua luta contra o preconceito e a discriminação. Em sua primeira participação no prêmio, emocionou ao reforçar a importância de iniciativas que acolhem e valorizam histórias reais.

O evento foi finalizado com uma mensagem de Simone Moisés e o agradecimento institucional de Leandro Flores, consolidando a cerimônia como um marco de valorização da literatura independente.

A edição de 2025 reafirma o papel do Prêmio Destaque Literário como uma iniciativa relevante no reconhecimento de autores e no fortalecimento da cultura literária no país.

Confira a transmissão completa no canal da NS Publicações:
🔗 link:
https://youtu.be/LDEZiKYCVZA?si=IimXEFfnUgGHHIPF