Um dia alguém vai aparecer na sua vida e te fará entender por que você esteve sozinho (a) até agora

Um dia alguém vai aparecer na sua vida e te fará entender por que você esteve sozinho (a) até agora

1.2kviews

Há quem diga que estar solteiro não é sinônimo de solidão. É verdade, você não precisa de outra pessoa para ser feliz, pois a felicidade está dentro de você; nos seus projetos e em suas conquistas, na sua saúde e em sua família. Por outro lado, já ouvi gente feliz dizer que gostaria de ter alguém, um amor para compartilhar a vida e os sonhos. E explicam que estão sozinhos por falta de opção, porque está cada vez mais difícil encontrar alguém que esteja disposto ao amor e ao relacionamento.

Excetuando os solteiros convictos, aquelas pessoas que escolheram não ter um compromisso com alguém, os sozinhos que ainda não encontraram seu par costumam sentir certa confusão quando a tristeza lhes invade. E quanto mais tempo passa, o amor se torna uma decepção.

O problema é que a desilusão fecha as portas para novas possibilidades. Ao fim do dia, acostumado a voltar sozinho para casa, para sua cama onde não há risos nem vozes, apenas o silêncio de estrelas distantes, você se acomoda. E também se questiona “O que eu tenho de errado?”.


Você perde o sono, perde o tempo que poderia aproveitar enquanto se afoga em dúvidas. Sua página em branco lhe espera, mas você hesita. É… dá medo.


Veja. O amor requer coragem e disposição. Amar é ousadia. Se você não estiver disposto a fazer um relacionamento dar certo, pode ser que ele nem comece.

Por outro lado, ao conhecer alguém interessante, se você for com muita sede ao pote, acaba sufocando aquele que não consegue administrar suas expectativas e sua carência afetiva. Por isso, precisa deixar as coisas acontecerem naturalmente.

Imagem: pixabay

Pode parecer paradoxal, mas o enlaço entre duas pessoas precisa vir do desprendimento delas, de uma independência dos dois, mas sem individualismo. Porque no mundo cada vez mais individualista em que vivemos, onde estamos nos perdendo uns dos outros e até mesmo de nossos próprios anseios, estamos nos acostumando a relações superficiais e rápidas, que camuflam a essência do amor. Estamos até correndo o risco de desistir de amar.

É certo que essa maturidade exige esforço e compreensão. E por mais que você queira ter a companhia de alguém, você também já sabe o que não quer. Não se permite se entregar a alguém que não ouve os seus desejos e não se interessa por sua vida, e que não ri contigo das loucuras que você pensa. O que você procura é alguém que te impulsione para frente, alguém que faça valer a pena deixar de ser solteiro.

Enquanto isso, você se dedica ao trabalho e às viagens que deseja fazer. Lê poemas, mesmo sem os entender totalmente. Procura olhar nos olhos mais vezes que olha para a tela do seu celular. Faz exercícios físicos regularmente. Pratica a paciência. Pratica a paciência outra vez. Cuida do seu animal de estimação. Ri até chorar. Depois chora até o peito parar de doer.

Salve seu coração. Não há nada de errado contigo. Também não há nada de errado em querer alguém que sinta a simplicidade da vida nas entrelinhas, um ser imperfeito como você e que desperte em ti a vontade de ser uma pessoa melhor a cada dia.

Não tem problema se outras pessoas não entendem por que você é seletivo. Desde que a seletividade não o impeça de perceber que o amor é possível. Confie nas suas escolhas. Seja espontâneo. Converse com as estrelas quando elas forem as únicas a lhe fazerem companhia.

É como uma oração. Um dia você saberá… Um dia alguém vai aparecer na sua vida e te fará entender por que você esteve sozinho até agora.

POR: REBECA BEDONEREVISTA BULA

Imagens: Pixabay

Siga-nos no Instagram Facebook

“O menino do pijama listrado”: uma história que nos ensina a amar acima das ideologias

448views

“O Menino do Pijama Listrado” é um filme ambientado na Alemanha nazista, baseado no livro de John Boyne, publicado em 2006. O livro narra a história de duas crianças que se encontram em um ambiente hostil. Um deles é filho de um soldado nazista de alto escalão (Bruno) e o outro é uma criança judia (Schmule). Ambos foram criados com valores e ideologias diferentes, mas o amor de um amigo era mais valiosos do que isso .

Em pleno holocausto, essas crianças deixaram suas ideologias de lado e começaram uma bela amizade cercada por uma enorme inocência que os levou a ter o relacionamento mais aplaudido e lembrado na tela grande. E por que todo esse sucesso? É que a história fala sobre a era mais desagradável, humilhante e horrível que a humanidade viveu. No entanto, e dada a posição existencial de cada criança, nada disso importava e os laços de amizade a cada dia mais se fortaleciam.

Psicologicamente, cada personagem tem uma perspectiva diferente do mundo ao seu redor. Então conheceremos em profundidade o comportamento dos personagens, especialmente o dos pequenos.

“O Menino do Pijama Listrado”: O que passava pela mente de cada um?
A sociedade está envolvida em muitos problemas e o que gerou essa falta de controle se baseia principalmente em nosso comportamento. Quando criança, um dos valores mais prevalentes foi a honestidade e a consciência, isso nos fez ver o mundo com olhos de igualdade, sem diferenças ou superioridade. Portanto, a conexão com o filme e as crianças ganhou força na platéia. Mas como eles superaram suas diferenças do ponto de vista psicológico? Aqui está uma explicação:

O garoto de pijama listrado – Bruno, 8 anos
Bruno é um personagem do filme, criado em um ambiente de ideologia nazista. Seus valores se concentravam em ver o outro como um inimigo da morte e, se ele era judeu, o sentimento era maior. Sua família era composta por um pai de alto escalão nas fileiras nazistas. Sua mãe, uma mulher convencional que seguiu as instruções do marido.

Sua irmã, em plena puberdade, muda o mundo das bonecas com símbolos nazistas e adota um comportamento alinhado à ideologia. O garoto Bruno, enquanto isso, é tão inteligente e atento que pode percebe certos conflitos e mudanças na família. Não apenas morava em uma casa nova, mas às novidades que o cercavam.

Sua curiosidade o leva ao fundo da fazenda, onde encontra Schmule, o garoto de pijama listrado. Ao vê-lo, ele percebe outros elementos além dele, como suas roupas, que não tinham cabelos e estavam desnutridos. Por tudo isso, o garoto Bruno procura ajudá-lo e cria uma bela amizade cheia de conflitos e dúvidas. No entanto, Bruno viu além e encontrou um novo amigo naquela vida desolada que ele tinha.

Por que isso aconteceu? Quando crianças, nosso comportamento é diferente de quando crescemos. Esquecemos as diferenças e nos concentramos em ser felizes. Para eles, esse processo de busca de bem-estar é mais simples, porque eles veem tudo igual. Não há discriminações e sua mente está focada em fazer amigos. Eles não vêem ideologias e seus valores se concentram na amizade, no compartilhamento e na ajuda.

“UMA COISA É CERTA, FICAR SE SENTINDO MISERÁVEL, NÃO TORNARÁ AS COISAS MAIS ALEGRES”.

Cena do filme O menino de pijama listrado

O garoto de pijama listrado – Schmule, 8 anos
Para Schmule, a vida era diferente. Sua infância foi perturbada desde tenra idade, vivendo com medo a cada segundo. Mas esse sentimento desapareceu em segundos quando ele fortaleceu os laços com Bruno, seu amigo atrás das grades. Em sua mente, havia um bloco geral de tudo o que havia acontecido ou o que poderia acontecer.

No caso de Schmule, não havia espaço para planejamento futuro nem para viver um presente feliz . Não enquanto ele estava trancado em sua realidade. Bruno o fez escapar dela, fazendo com que qualquer ideologia existente desaparecesse. Para eles, sua amizade era superior a qualquer distância, barra ou valores propagados.

Essa criança tinha traumas e cicatrizes difíceis de curar por conta própria. A amizade com Bruno fez com que se sentisse valioso, fora de perigo e com muita coragem. Essa combinação de sentimentos e valores gerou uma força incrível que os levou a morrer juntos. Obviamente, sob o manto de uma bela amizade que superou qualquer tipo de obstáculo, mesmo o do Holocausto.

O garoto de pijama listrado Como foi seu comportamento?


A infância de cada criança foi semelhante, sua maneira de agir e se comportar explica que suas vidas foram marcadas por ódio, confusão e desespero . Embora em Schmule, a criança judia, seus valores não tenham mais valor ou significado. Para ele, medo e confusão foram os que invadiram sua mente, gerando esse comportamento. Para Bruno, que brigou entre o que sua família lhes contou e o que viu, houve apenas confusão.

Aqui a honestidade prevaleceu porque ele entendeu o que era bom ou o que ele podia fazer e o que não era . Ele entendeu que deve fazer o que diz e não prometer algo que não será capaz de realizar. Ensinar esse valor às crianças é essencial e formará conhecimento, habilidades, sentimentos e emoções nelas. Tudo isso os levará a serem honestos.

“TEMOS QUE PROCURAR FAZER O MELHOR DE UMA SITUAÇÃO RUIM”.

Os psicólogos recomendam que a infância não seja perturbada por ideologias que apenas confundem e moldam uma criança de forma errada. É essencial transmitir-lhes valores e deixá-los crescer para que eles decidam com mais firmeza o que querem ser. Se você tiver problemas com seus filhos, procure os profissionais de psicologia que o guiarão para superar com mais segurança essa crise e o comportamento dos pequenos da casa.

Traduzido e adaptado do site Mente Assombrosa, escrito pela psicóloga venezuelana Cilaura Vilchez.

 

*Autoria de imagem: desconhecida/divulgação

 

“Não deixe as coisas criarem raízes para retirá-las da sua vida, pois a dificuldade é maior depois para removê-las.”

Se você é rico, mas não é feliz terá que encontrar a sua verdadeira felicidade de outra maneira. Se for famoso, mas tem a impressão que está fazendo a coisa errada, mesmo obtendo êxito no que faz, terá que mudar a sua vida e fazer tudo diferente. Se estiver mantendo um relacionamento há anos, mas não tem certeza que realmente é a pessoa que quer passar o resto dos seus dias, então caia fora enquanto há tempo…

Leandro Flores

Imagem: Pixabay

 

Leandro Flores é fundador e produtor de todos os Projeto ligados ao Café com Poemas.

Jornalista, Sertanista, Comendador, Poeta, Editor de Livros e Revistas e Designer Gráfico. Leandro é autor dos livros “Sorriso de Pedra – A outra face de um Poeta” e “Portfólio: Traços e Conceitos”.

É membro-fundador da Academia de Letras do Sertão Cultivista, membro da CAPPAZ – Confraria Artistas e Poetas pela Paz, além de outras instituições Acadêmicas pelo país. Também é Coordenador e Idealizador do Movimento Cultivista Brasileiro e do Projeto Cartas e Depoimentos. Já fez participações em dezenas de antologias poéticas, além de ORGANIZAR e AUXILIAR outras publicações. Leia mais…

“Felicidade é ter sempre razão para sorrir.”

676views

A felicidade está onde você se sente bem. E está com quem você se sente bem. Felicidade é ter sempre razão para sorrir. É viajar, falar besteira, encontrar com os amigos, tomar uma (cerveja) no barzinho da esquina, beijar na boca, fazer amor… enfim, ser feliz é fazer o que nos faz bem.

Leandro Flores

Imagem: Pixabay 



Leandro Flores é fundador e produtor de todos os Projeto ligados ao Café com Poemas.

Jornalista, Sertanista, Comendador, Poeta, Editor de Livros e Revistas e Designer Gráfico. Leandro é autor dos livros “Sorriso de Pedra – A outra face de um Poeta” e “Portfólio: Traços e Conceitos”.

É membro-fundador da Academia de Letras do Sertão Cultivista, membro da CAPPAZ – Confraria Artistas e Poetas pela Paz, além de outras instituições Acadêmicas pelo país. Também é Coordenador e Idealizador do Movimento Cultivista Brasileiro e do Projeto Cartas e Depoimentos. Já fez participações em dezenas de antologias poéticas, além de ORGANIZAR e AUXILIAR outras publicações. Leia mais…



 

Evento do Café com Poemas reúne diversos poetas na Feira Internacional do Pelourinho (Flipelô/2019)

346views

Aconteceu no Museu Tempostal, no circuito da Feira Internacional do Pelourinho (Flipelô), o ESTANDE DO MOV. CULTIVISTA (Café com Poemas) com o relançamento do livro “Café com Poemas: antologia poética, vol. II”, organizada por Leandro Flores e exposição de livros de poetas como Audelina Macieira, Rita Queiroz, Gilberto Nogueira de Oliveira, Milena Moreira, Leandro Flores, Sandra L. Stabile, além dos livros e antologias de Projetos ligados ao Café com Poemas.

Música, sons, gente de todos os lugares, cores, cenários históricos, poesia, poetas vindos de outros movimentos culturais iamse achegando com suas declamações, rotatividade poética… O evento foi um destes de final de tarde (entre muitos ali no berço cultural da Bahia) que só o PELÔ oferece…

O espaço não podia ser melhor. O Museu Tempostal é o lugar ideal para quem busca algo mais sutil e revigorante, sem, no entanto, deixar de participar dos diversos sons que o circuito oferece…

Vários poetas entraram nesse clima, com uma mensagem de consciência e de integração poética. Logo no início, apresentação com Edgar Velame (autêntico declamador do poeta, homenageado naquela edição da Flipelô, Castro Alves), Gabriela Pinheiro de 13 anos (que participou pela primeira vez do projeto, recitando poemas de sua autoria), além de uma outra criança (que recitou Vinícius de Moraes com sua mãe), Varenka De Fátima Araújo (que fez uma homenagem aos poetas Gilberto Nogueira de Oliveira e Celeste Farias, recitando poemas de ambos), Carlos Souza (que falou da importância da percepção política que nos cerca), Alexandra Patrocínio, Michelle Saimon, Fabíola Cunha, além dos participantes da antologia Café com Poemas: Rita Queiroz, Audelina Macieira (que também lançava seu livro “Pobre Mulher Feminina Nordestina) e Vinícius Santana.

A coletânea Café com Poemas – Antologia Poética, vol. II, reúne 35 participantes de diferentes localidades do país, sendo, entre eles, poetas experientes, consagrados, com diversas publicações, poetas que publicam pela primeira vez, alunos da rede pública de ensino e jovens do projeto artístico literário Movimento Cultivista (Café com Poemas). É um caldeirão de sabores que visa promover um verdadeiro banquete literário, com poemas cuidadosamente selecionados e apetitivos. O primeiro lançamento aconteceu no dia 25/05/2019 na linda cidade do sudoeste baiano: Cordeiros/BA, a qual, mantém uma das bases funcionais do Movimento Cultivista Brasileiro (que é um projeto de formação e promoção intelectual/cultural, nascido e desenvolvido no sertão).

Fonte: ASCOM/Café com Poemas
Fotos: Rita Queiroz/Varenka/Audelina

Exposição de livros e lançamento da nova coletânea “Café com Poemas”, na Festa Literária Internacional do Pelourinho

485views

Essa linda imagem é do Museu Tempostal, local onde acontecerá o ESTANDE DO MOVIMENTO CULTIVISTA BRASILEIRO e o lançamento do livro  “Café com Poemas: Antologia Poética, Vol. II.” 

Em um ambiente aconchegante, artístico, acessível… O Museu Tempostal foi inaugurado em 1997, em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho.

Destacam-se nas coleções as imagens representativas da Bahia Antiga, os cartões-postais da Belle Époque, que chamam a atenção pela variedade dos materiais nos quais foram confeccionados, e as estampas do Sabonete Eucalol.

O acervo do Museu Tempostal é formado por cerca de 50.000 peças, sendo 33 mil procedentes da coleção Antonio Marcelino. Constituem postais, fotografias e estampas, do final do século XIX e meados do século XX, sendo um dos acervos mais completos do país. Representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

Na programação para o dia 10 de agosto (sábado), teremos exposição de livros de poetas baianos como Audelina Macieira, Rita Queiroz, Ana Moreira, Conceição Oliveira Santos, Valdeique Oliveira, Gilberto Nogueira de Oliveira, Milena Moreira, Malú Ferreira, entre outros, além de uma apresentação artística com Gabriela Pinheiro e o lançamento, em Salvador, do livro “Café com Poemas: Antologia Poética, Vol. II.”, da editora Novos Sabores – Publicações.  O projeto foi o resultado do II Concurso de Poesia “Prêmio de Literatura Café com Poemas”.

A coletânea reúne 35 participantes de diferentes localidades do país, sendo, entre eles, poetas experientes, consagrados, com diversas publicações, poetas que publicam pela primeira vez, alunos da rede pública de ensino e jovens do projeto artístico literário Movimento Cultivista (Café com Poemas). É um caldeirão de sabores que visa promover um verdadeiro banquete literário, com poemas cuidadosamente selecionados e apetitivos. 

O primeiro lançamento aconteceu no dia 25/05/2019 na linda cidade do sudoeste baiano: Cordeiros/BA, a qual, mantém uma das bases funcionais do Movimento Cultivista Brasileiro (que é um projeto de formação e promoção intelectual/cultural, nascido e desenvolvido no sertão). 

Referencia textual sobre o museu: //www.salvadordabahia.com/
Foto: museubrasil

Serviço:
Estande do Movimento Cultivista e lançamento do livro  “Café com Poemas: Antologia Poética, Vol. II.”

Data: 10/08/2019, 
A partir das 16h

Endereço: Rua Gregório de Matos, 33 – Pelourinho.

Então tá, né! Fazer o quê?

1.5kviews

É ruim ter que dizer isso, né? O mundo parece que acaba naquele instante.

Você ter que concordar com algo que na verdade não queria concordar. Mas você concorda mesmo assim porque não tem outra escolha. Fazer o quê? 

Às vezes, a gente quer tudo; ser famoso (a), ter muito dinheiro, ter várias namoradas (os), ser importante, ser feliz e esquece que nem tudo é do jeito que queremos.  Logicamente não existe esse lance de predestinação. Acho que sonhos são conquistados e não herdados. Se quiser ser algo tem que lutar para ser e não aceitar que seu destino foi traçado e que você não pode mudá-lo porque alguém quis assim.

O que não pode é ser tudo ao mesmo tempo.

Se você é rico, mas não é feliz terá que encontrar a sua verdadeira felicidade de outra maneira. Se for famoso, mas tem a impressão que está fazendo a coisa errada, mesmo obtendo êxito no que faz, terá que mudar a sua vida e fazer tudo diferente. Se estiver mantendo um relacionamento há anos, mas não tem certeza que realmente é a pessoa que quer passar o resto dos seus dias, então caia fora enquanto há tempo…


Não deixe as coisas criarem raízes para retirá-las da sua vida, pois a dificuldade é maior depois para removê-las.


 

A felicidade está onde você se sente bem. E está com quem você se sente bem. Felicidade é ter sempre razão para sorrir. É viajar, falar besteira, encontrar com os amigos, tomar uma (cerveja) no barzinho da esquina, beijar na boca, fazer amor… enfim, ser feliz é fazer o que nos faz bem.

É simplesmente viver…

Foto: Pixabay

Mas temos que estar preparados para a infelicidade também, porque, se para ser feliz basta viver, para ser infeliz também.

Então, quando as coisas não saírem do jeito que você planejou, apenas diga: “Então tá, né! Fazer o quê?”

E vá à luta.

*Texto escrito em 2010.

Por: Leandro Flores

Fotos: Pixabay

 

Leandro Flores é fundador e produtor de todos os Projetos ligados ao Café com Poemas.

Jornalista, Sertanista, Comendador, Poeta, Editor de Livros e Revistas e Designer Gráfico. Leandro é autor dos livros “Sorriso de Pedra – A outra face de um Poeta” e “Portfólio: Traços e Conceitos”.

É membro-fundador da Academia de Letras do Sertão Cultivista, membro da CAPPAZ – Confraria Artistas e Poetas pela Paz, além de outras instituições Acadêmicas pelo país. Também é Coordenador e Idealizador do Movimento Cultivista Brasileiro e do Projeto Cartas e Depoimentos. Já fez participações em dezenas de antologias poéticas, além de ORGANIZAR e AUXILIAR outras publicações. Leia mais…

 

Prêmio Destaque Literário – Melhores de 2024: Celebrando a Literatura Nacional

Ser escritor no Brasil não é uma tarefa fácil. Em um país onde a leitura ainda enfrenta desafios e o incentivo à cultura é limitado, escrever um livro, publicá-lo, encontrar leitores e ser reconhecido por isso é uma conquista gigantesca.

Diante desse cenário, a NS Publicações, em parceria com a Academia de Letras ALESEC e o Movimento Cultivista Café com Poemas, criou o Prêmio Destaque Literário – Melhores de 2024. Em sua primeira edição, a premiação já se mostrou um grande sucesso, reunindo escritores de todo o Brasil e registrando um número impressionante de participações. O objetivo primordial da premiação é valorizar o escritor independente, o poeta, os criadores de histórias infantis e autores dos mais diversos gêneros literários, como romance, conto, crônica, etc.

Para Leandro Flores, escritor e editor, o momento é de celebração.

“Ser escritor no Brasil já é um desafio enorme. Escrever um livro, então, é quase um ato de resistência, já que não há incentivos do governo para a literatura. Por isso, um concurso como esse é uma forma de reconhecer e celebrar essa conquista.”

A escritora, professora e também uma das organizadoras do prêmio, Priscila Mancussi, reforça a importância desse reconhecimento.

“Esse prêmio chega em um momento crucial, onde cada escritor tem sua trajetória valorizada. É uma forma de mostrar que a literatura segue viva e pulsante, apesar das dificuldades.”

Entre os vencedores desta edição, destacam-se na categoria Poesia, essencial na preservação da sensibilidade literária, premiou Cris Vaccarezza. Já a categoria Autor Independente, que valoriza aqueles que trilham o caminho da literatura por conta própria, teve como vencedora Maria da Conceição de Oliveira Santos.

O prêmio de Melhor Livro, que destaca uma obra de impacto no cenário literário, foi conquistado por Rafael Zimichut. Na categoria Livro Digital, que reforça a presença da literatura no meio virtual, a vencedora foi Cleide Augusta da Silva.

A Literatura Popular, que dá voz às histórias do povo, teve como premiado Antônio da Cruz Santana. Em Não-Ficção, reconhecendo obras de relevância para o conhecimento e a reflexão, o primeiro lugar foi para Francisco José Vilas Boas Neto.

A categoria Ficção e Romance, celebrando narrativas cativantes e envolventes, teve como vencedor Bruno Cícero Guerra de Sousa. Já na Literatura Infantojuvenil, essencial para a formação de novos leitores, o prêmio foi para Gisele Silva.

Por fim, na categoria Contos, que valoriza narrativas curtas e impactantes, o primeiro lugar ficou com Patrícia Xavier.

Sobre a Premiação:

Em relação à premiação, os vencedores de cada categoria receberão gratuitamente um certificado digital, que valida sua conquista no Prêmio Destaque Literário – Melhores de 2024.

Para aqueles que optarem pelo prêmio físico, a sofisticação é ainda maior. O vencedor de cada categoria receberá uma medalha dourada personalizada (8,5 cm x 7 cm) com fita de cetim vermelha, simbolizando a excelência e o destaque na sua área literária. Além disso, o prêmio conta com um estojo de luxo em veludo (12,5 cm x 9 cm), agregando ainda mais prestígio à premiação. O certificado oficial e personalizado em A3 complementa o reconhecimento, assinando e atestando o valor dessa conquista.

Esse prêmio representa, portanto, um marco importante para os escritores e poetas que se destacaram em suas categorias, celebrando suas conquistas e o valor de suas obras.

Para conferir a lista completa dos vencedores e mais detalhes sobre a premiação, acesse:
👉 www.nspublicacoes.com
👉 www.cafecompoemas.com
👉 Canais da @nspublicacoes no Instagram e no YouTube

CORDEIROS/BA: MOVIMENTO CULTIVISTA BRASILEIRO LANÇA COLETÂNEA

POR: Antônio Santana, escritor e poeta.

Na noite do último sábado, 25 de janeiro de 2025, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores de Cordeiros (BA), foi realizado o lançamento da coletânea intitulada Movimento Cultivista Brasileiro, que contou com a participação de diversos autores de várias partes do Brasil. O evento também teve a presença do ilustre editor, escritor e coordenador nacional do Movimento Cultivista Brasileiro, Leandro Flores; do professor, escritor, poeta e coordenador do Movimento Cultivista Café com Poemas de Condeúba, Antônio Santana; da anfitriã, a poetisa Patrícia Oliveira; da professora e contadora de histórias Sandra Maria, dentre outros convidados. Foi uma noite marcante e agradável, com recitais e declamações de poemas e poesias para participantes e convidados, acompanhados de um delicioso café com biscoitos da terra.

A todos, o nosso muito obrigado!

Fotos: Leonardo Flores do Nascimento

Ei, você está cansado de tudo, mas não desista: uma mensagem para dias difíceis

Se você está enfrentando um momento de desânimo, sentindo que as decepções te sufocam e que ninguém entende o que você está passando, este poema, do poeta Leandro Flores, é como um abraço em palavras. Ele fala sobre força, superação e esperança, lembrando que a vida sempre reserva uma nova chance, mesmo nos momentos mais sombrios.

No vídeo publicado no canal do poeta, Leandro Flores convida você a refletir sobre sua jornada. Ele nos lembra que Deus observa o esforço de cada um, enxergando as batalhas internas e preparando um recomeço maior do que podemos imaginar. A mensagem reforça que não estamos sozinhos e que há pessoas que acreditam em nós e se inspiram em nossa força.

Se você conhece alguém que está passando por um momento difícil ou precisa de palavras de conforto, compartilhe este post e envie o vídeo. Esta mensagem pode ser a luz no caminho de quem precisa de apoio para continuar.

Assista ao vídeo completo no canal do poeta Leandro Flores e inspire-se:

NOITE LITERÁRIA EM CONDEÚBA

Por: Antonio Santana

O Movimento Cultivista Café com Poemas de Condeúba, realizou na noite do dia 29 (sexta-feira), de novembro de 2024, no Salão São Francisco, em Condeúba – Bahia, encontro de confraternização para membros e convidados. Na programação do evento tivemos reflexão de texto filosófico, recitais de poemas e poesias acompanhados de um delicioso café. Como sempre, foi mais uma daquelas noites em que a emoção falou mais alto do que a razão. Foram declamados e recitados poemas e poesias de poetas da Literatura Brasileira, bem como de poetas condeubenses como Edson Silveira, Leandro Flores, Paulo Henrique e Antônio Santana.

Por fim, agradecemos a todos pela participação!

 

NOITE LITERÁRIA EM CONDEÚBA

 

 

MOVIMENTO CULTIVISTA BRASILEIRO LANÇA COLETÂNEA NACIONAL

POR: Antônio Santana, escritor e poeta, Condeúba – Bahia.

Neste sábado, 23 de novembro de 2024, às 15: 00 horas, de forma virtual foi lançado à I edição do livro em coletânea Movimento Cultivista Brasileiro – Poetas Ilustres, pela Editora Novos Sabores, Brasília-DF, que contou com a participação de escritores e poetas que já têm trabalhos literários no mercado editorial, como Leandro Flores, Priscila Mancussi, Edson Silveira, Antônio Santana, Paulo Medrado, Vânia Moreira, dentre outros nomes que fazem parte da mesma.
O Movimento Cultivista Brasileiro é construído à partir de parcerias através dos Movimentos Cultivistas Café com Poemas em diversos estados brasileiros, dos quais formamos esse grande movimento acima mencionado. Tivemos um dia muito especial de conversa, recitais de poemas e poesias, bem como de oportunismo para acolher os novos talentos que estão se inserindo no espaço da arte literária local, regional e nacional.

Confira abaixo o evento na íntegra:

 

CONDEÚBA/BA REALIZA EVENTO LITERÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO

Por: Antônio Santana, escritor e poeta, Condeúba – Bahia.

Na quinta-feira, 07 de novembro de 2024, o Colégio Municipal Alcides Cordeiro promoveu a VI edição do Projeto Sarau Poético Musical Fundo de Quintal, idealizado pela professora de Língua Portuguesa e membro do Movimento Cultivista Café com Poemas de Condeúba, Regina Célia. Com o apoio da Direção do Colégio, da Coordenação Pedagógica e de todo o Corpo Docente, o evento teve como protagonistas os alunos dos sextos anos matutinos, que declamaram e recitaram poemas e poesias de poetas e poetisas nacionais, regionais e condeubenses, incluindo os escritores Antônio Santana, Dairi Duarte, Edson Silveira, Leandro Flores, Agnerio Evangelista, e Paulo Henrique, entre outros.

A programação ainda contou com a participação do músico e cantor Adriano Guilherme e sua equipe, que abrilhantaram ainda mais o dia, na presença de pais e responsáveis dos estudantes, fortalecendo o compromisso da escola com a educação e a cultura local.

Parabéns a todos os envolvidos!

 

Vídeo Gravado por Luciano Huck em Condeúba Viraliza e Vira Meme

No último dia 16 de setembro, a pacata cidade de Condeúba, no sudoeste da Bahia, foi surpreendida pela visita do apresentador Luciano Huck, do programa “Domingão com Huck”, da TV Globo. O apresentador, conhecido por suas ações populares e seu carisma, chegou à região para gravar um dos quadros de seu programa e causou grande movimentação entre os moradores.

Luciano Huck desembarcou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, e logo seguiu para Condeúba com sua equipe de produção. A recepção calorosa por parte da população local mostrou o carinho dos baianos com o apresentador, que fez questão de interagir com todos que encontrava. Fotos e vídeos de Huck abraçando fãs, posando para selfies e até pedalando uma bike-som pelas ruas da cidade rapidamente começaram a circular nas redes sociais.

Um dos momentos mais comentados foi a chegada de Huck a uma distribuidora de bebidas, onde ele se encontrou com Erivelton Rocha, morador de Condeúba e personagem central da gravação realizada para o quadro “Famíliao”. A interação entre Luciano e Erivelton foi descontraída e divertida, o que chamou a atenção dos internautas. O vídeo da visita, gravado por moradores e compartilhado online, rapidamente ganhou visibilidade e, em pouco tempo, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

O que realmente fez o vídeo viralizar foi a espontaneidade do encontro e as situações inusitadas que surgiram durante a gravação. Um dos momentos que virou meme foi a pedalada de Huck na bike-som, uma bicicleta equipada com alto-falantes, algo comum nas cidades pequenas da Bahia. A imagem de um dos maiores apresentadores do Brasil pedalando pela cidade de forma descontraída arrancou risadas e gerou centenas de memes, sendo replicada inúmeras vezes em plataformas como Twitter e Instagram.

Os memes foram criados com legendas divertidas, muitas vezes brincando com o contraste entre a figura global de Huck e o ambiente interiorano de Condeúba. Expressões como “Quem vê close, não vê corre” foram associadas à pedalada de Huck, transformando a cena em uma piada nacional. Outro ponto que contribuiu para a viralização foi o carisma de Erivelton, que roubou a cena com seu jeito simples e sincero, cativando os espectadores e reforçando o bom humor característico do quadro.

A viralização do vídeo foi tão grande que ele chegou até a página do Choquei, uma das mais visitadas do país, com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. Esse feito só reforçou a força do conteúdo espontâneo e como a interação entre o apresentador e os moradores conquistou a internet.

Condeúba, uma cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, não esperava ser palco de uma repercussão tão grande. Para muitos moradores, ver sua cidade ganhar destaque nacional de forma tão positiva e descontraída foi motivo de orgulho. “Nunca imaginei que um vídeo gravado aqui poderia ter tanto impacto”, comentou um dos moradores que compartilhou as imagens do apresentador nas redes sociais.

Esse episódio demonstra o poder das redes sociais na divulgação de momentos simples, mas autênticos, que conseguem capturar a atenção do público de forma divertida. Huck, acostumado a ter seus vídeos circulando entre milhões de seguidores, certamente não esperava que sua visita a Condeúba fosse virar meme, mas encarou a brincadeira com bom humor, repostando algumas das criações de seus fãs.

O que era para ser apenas uma gravação para o “Domingão com Huck” virou um evento nacional, comprovando que, mesmo em momentos rotineiros, é possível conquistar a atenção do público. O vídeo de Luciano Huck em Condeúba permanecerá na memória dos moradores e dos internautas por muito tempo.

Veja o vídeo que está viralizando na Internet em nosso canal, extraído das páginas do Café com Flores no TikTok e YouTube!

 

CONDEÚBA NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Neste sábado, 21 de setembro de 2024, pela manhã, na Sede do Município de Condeúba – Bahia, foi realizada uma ação importante em prol do “Dia Mundial da Limpeza”, que contou com a participação de adolescentes, jovens e moradores de diferentes bairros da cidade.
Vale lembrar que, da mesma forma que cuidamos, zelamos e limpamos as nossas casas, assim também, devemos ter para com o meio ambiente. Com isso, todos têm a ganhar, inclusive, as nossas escolas, os nossos colégios, as nossas ruas, as nossas cidades e o próprio meio ambiente.
Nessa perspectiva, gostaria de dizer que limpeza é saúde, e saúde é limpeza. Portanto, vamos todos educar, ensinar e orientar as nossas crianças que devemos conservar e preservar os nossos rios, nascentes e manter o ambiente sempre limpo em qualquer situação. Então, seja educado (a), não jogue lixo no chão porque amanhã, teremos sérias conseqüências para a vida do nosso Planeta Terra.

 

Fonte: Folha de Condeuba/Fotos: Org. grupo

 

 

 

 

PARA REFLETIR – A POLÍTICA: O CORONELISMO X A DEMOCRACIA

Por: Antônio Santana, escritor e poeta, em Condeúba – Bahia.

Para os gregos e os romanos, a política tem como finalidade, em sua origem, a vida justa e feliz, isto é, a vida propriamente humana digna de ser livres. De fato, para os gregos e romanos clássicos, era inconcebível a ética fora da comunidade política, pois nela a natureza ou essência humana encontrava sua realização mais alta. Diferentemente do que vemos no Brasil, de “políticos analfabetos ou oportunistas” que se sentem poderosos ao enganarem  pessoas ou famílias simples das zonas rurais das pequenas, médias e grandes cidades do País, com promessas de que se eleitos forem terão boa educação, saúde, moradia, trabalho, emprego e tantos outros direitos sociais constitucionais que muitas vezes nem eles mesmos os conhecem. Nesse contexto, percebe-se que não é a política que faz o mal ao cidadão, mas sim, a falta de ética, de compromisso moral e social e do preparo intelectual para a ocupação do cargo/função dos próprios políticos que nós os elegemos para governar (em) os nossos municípios. “O Coronelismo foi uma prática política que marcou a República Velha (1889 – 1930) no Brasil, caracterizada pelo domínio político de coronéis, fazendeiros ricos, em diversas regiões do País”. Inclusive, essa característica ainda é muito presente no cenário político brasileiro atual, principalmente, em municípios pequenos Brasil a fora onde duas ou três famílias de melhor poder aquisitivo dominam as mais pobres. “A Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente – diretamente ou através de representantes eleitos – na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal”. Nesse último conceito de sistema, é que precisamos trabalhar melhor as nossas ideias e pensamentos acerca do que seja melhor para os nossos municípios, os nossos estados e o nosso País. Não dá mais para está cometendo ou repetindo os mesmos erros de quatro em quatro anos, até porque pagamos muito caro no presente, e principalmente para o futuro das nossas crianças, adolescentes e jovens brasileiros

Tabata Amaral entra com nova ação na justiça Eleitoral contra Pablo Marçal

Por: Leandro Flores – 19/09/24

A candidata à prefeitura de São Paulo, Tábata Amaral (PSB), entrou com uma nova ação na Justiça Eleitoral contra Pablo Marçal (PRTB), citando o uso de anúncios pagos no TikTok e a distribuição de brindes como possíveis irregularidades em sua campanha. Tábata alega que essas ações violam as regras eleitorais sobre impulsionamento de conteúdos pagos e distribuição de materiais que poderiam influenciar diretamente o eleitorado.

A legislação eleitoral brasileira impõe restrições ao uso de recursos financeiros em campanhas, especialmente no que se refere ao impulsionamento pago em redes sociais. Segundo a denúncia, os anúncios no TikTok promovendo Marçal estariam sendo impulsionados de forma indevida, dando ao candidato do PRTB uma vantagem desleal em relação aos outros concorrentes.

Além disso, a candidata questiona a suposta distribuição de brindes em eventos de campanha, o que também pode ser caracterizado como uma tentativa de compra de votos, prática vedada pela Justiça Eleitoral. No entanto, os detalhes sobre quais brindes foram distribuídos ou o contexto exato dessa prática ainda não foram divulgados de maneira ampla.

Tábata reforça a necessidade de uma campanha limpa e transparente, criticando o uso de tais recursos como forma de manipulação do eleitorado. Ela destacou que esse tipo de comportamento prejudica a equidade entre os candidatos, já que os impulsionamentos pagos oferecem uma visibilidade desproporcional, o que vai contra os princípios de igualdade nas eleições.

Até o momento, Pablo Marçal e sua equipe de campanha não se pronunciaram oficialmente sobre a nova ação judicial. Nos bastidores, a defesa do candidato do PRTB pode alegar que o uso de redes sociais para promoção de campanhas faz parte da modernização das estratégias eleitorais, dentro dos limites legais.

A ação segue agora para avaliação da Justiça Eleitoral, que determinará se houve ou não infração às normas que regulam o processo eleitoral. Caso seja comprovada alguma irregularidade, Marçal pode enfrentar punições, incluindo multa ou outras sanções previstas na legislação.

A campanha de Tábata Amaral, que tem se destacado por uma plataforma voltada à renovação política e inclusão social, busca com essa ação assegurar que as regras sejam seguidas por todos os candidatos, garantindo um processo eleitoral justo e equilibrado.