Conheça a história do mestre Jesuíno Coutinho (mais de 50 anos dedicados ao karatê)

Conheça a história do mestre Jesuíno Coutinho (mais de 50 anos dedicados ao karatê)

Compartilhe à vontade!!!

O Karatê é uma arte marcial milenar. De origem japonesa, surgiu na ilha de Okinawa. Veio para o Brasil com os imigrantes japoneses. Naquela época era praticado somente entre japoneses, depois se difundiu para todos estados brasileiros. Atualmente, o Karatê está, entre as artes marciais, a modalidade mais praticada do mundo. A primeira academia fundada no Brasil foi a ABK Associação Brasileira de Karatê, em 1959, mas oficialmente registrada em cartório no dia 7 de abril de 1961, na rua Tabatinguera, nº 340, no bairro da Sé, em São Paulo.

Objetivo

O objetivo do Karatê é ajudar na saúde de seus praticantes, manter o equilíbrio, entre o corpo e a mente, o autocontrole para evitar que o praticante entre em conflito , trilhe o caminho correto, evitar o uso de produtos químicos e vários outros benefícios. O Karatê pode ser praticado por pessoas de todas as idades e por ambos os sexos, de acordo com a condição física de cada um. Só é necessário dedicação e força de vontade como em qualquer atividade da vida humana. Reserve tempo para cuidar de você mesmo. Pratique Karatê como uma filosofia de vida.

Em Condeúba

O Karatê foi implantado, em Condeúba-BA, pelo Sensei Jesuíno R. Coutinho e pela Sensei Marlene de A. Lima Coutinho. Inicialmente na AABB, em 2001 (onde fui um dos primeiros alunos) e, posteriormente, na Prefeitura, em 27 de fevereiro, de 2002, no CRAS de Condeúba, onde se encontra até hoje (…).

As categorias Sênior e Lady foram criadas no Karatê Goju-Ryu, pelos professores Jesuíno R. Coutinho e Moritoshi Nakaema, no dia 13 de dezembro de 1987, na Escola Municipal Maurício Simão, no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, com a presença do mestre Ryuzo Watanabe e a diretoria da Associação Brasileira de Karatê (A.B.K.). A A.B.K. foi fundada em 1959, na rua Tabatinguera, 340 – 3º, subsolo, mas só foi oficialmente registrada em cartório no dia 7 de setembro, de 1961, sendo a primeira academia registrada em cartório no Brasil.

A mudança de A.B.K. para Associação esportivo/ cultural de karatê-do Goju-Ryu, foi em 2 em setembro de 1984, sendo seu primeiro presidente o sr. Jorge Nomura e vice-presidente o sr. Kiiti Hase.

O professor Jesuíno R. Cotinho Foi nomeado diretor de relações públicas, pelo mestre Ryuzo Watanabe no dia 25 de agosto de 1985.

Fonte do texto: Associação Alvorada Karatê-Do/SP Video/Documentário Produzido por Carlos Nascimento da cidade de Condeúba/BA.

 

Confira o Vídeo abaixo:

 

Sobre o Autor

Café com Poemas administrator