Cientistas preveem que a humanidade esteja no princípio do fim da pandemia
O mundo completou um ano de pandemia e, embora o Brasil ainda esteja enfrentando caos na saúde e caminhando na contramão da tendência de queda dos casos no mundo, muitos avanços foram conquistados até aqui especialmente nos países onde as medidas de proteção foram seguidas à risca. Alguns cientistas preveem que a humanidade já está passando pelo princípio do fim da covid-19 e apontam para alguns fatos positivos que podem comprovar esta tese.
O microbiologista espanhol Ignacio Lopez-Goni escreveu um artigo listando 10 notícias boas sobre a covid-19 um ano após o início da pandemia. Veja seis delas:
Existem mais de 100 mil artigos sobre a covid-19
Em pouco mais de um ano de pandemia, mais de 100 mil pesquisas e artigos foram realizados. O número é maior do que estudos sobre a malária.
Mais de 200 vacinas foram desenvolvidas
Embora no início da pandemia parecesse impossível criar vacinas em pouco tempo, cientistas, médicos e pesquisadores desenvolveram mais de 200 imunizantes em diferentes países em tempo recorde.
As vacinas são eficazes e seguras
O número de infecções está diminuindo significativamente em países onde a vacina já foi aplicada em boa parte da população. Isso indica a eficácia dos imunizantes e a segurança dos mesmos.
Existe tratamento para casos graves
Embora não exista um medicamento que cure a covid-19 ou um antiviral para preveni-la. Há uma combinação de medidas e tratamentos capazes de evitar que a doença evolua.
Ciência avançou rapidamente durante a pandemia
Em pouco tempo e em meio ao caos, a ciência progrediu e reforçou para a população a importância da pesquisa. Testes, diagnósticos e vacinas em tempo recorde provaram a evolução dos estudos científicos.
Fonte: Bons Fluídos/Imagem: Pixabay
Sobre o Autor